01-SUCEDEU, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.
02-E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.
03-E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.
04-Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.
05-Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jezreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.
06-E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.
07-E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi
08-Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.
09-Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.
10-E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor
Essa passagem de 1Samuel é muito rica em ensinamentos, dela podemos tirar varias visões, mas guiado pelo espírito de Deus optei por falar da família. Quantos de nós hoje estamos na igreja e nossos familiares estão no mundo bebendo, fumando, se prostituindo, roubando, matando em fim fazendo a vontade de satanás, e nos não fazemos mais do que julgar-los pelas atitudes, oramos abrimos consagração e logo em seguida quando olhamo-los nas praticas antiga desistimos de tudo, e ainda fazemos o favor de lançar palavras de derrotas com as típicas frases “não tem mais jeito”, “não muda nunca” entre outras. Mas por quantas vezes nós não repetimos a cena feita por esses guerreiros em nossos dias. Davi quanto chegou a Ziclague tudo estava queimado, não tinha mais as mulheres, crianças nem bens, e o povo se revoltou contra Davi e ate falavam em apedrejá-lo, queria colocar a culpa no líder deles pelo acontecido, assim somos nós, olhamos as pessoas quebradas pelo diabo e nos compadecemos e ficamos angustiados e muitas das vezes ainda colocamos culpa em pessoas que nos lideram ou lideravam essas pessoas ou tem uma célula no bairro e não liga mora do lado e não liga, assim agimos nos revoltamos coma situação e colocamos culpas nos outros.
Mais a frete no versículo 8 vemos que Davi toma uma decisão, o que carregava a culpa pelo acontecido se coloca diante de Deus e pedi direção. Bem aqui nesse ponto tiramos um ensinamento, Davi era líder do povo e para um líder tomar uma decisão de agir ele primeiro toma a decisão de consultar a Deus. Mas o que quero frisar está mais a frente o versículo 9 e 10, no versículo 9 “Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.” Observamos que seiscentos homens se retiraram com Davi em busca de recuperar suas famílias e pertences, a partir da decisão do líder eles agiram, isso é tremendo, porque o exercito mesmo na amargura eles souberam esperar o líder, mesmo como coração com raiva do líder ao ponto de pensar em matá-lo eles ainda sim esperaram, mas no versículo 10 é o ponto onde quero chegar, “E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor” quantos de nós não repetimos isso? Quantas vezes não nos iramos com certas coisas, certas atitudes, certas palavras, quantas vezes falamos em mudar, em ganhar a nossa família, e ficamos esperando às vezes a resposta de alguém e esse alguém responde e você vai e no meio do caminho desiste, na metade do evangelismo você desiste, não consegue prosseguir, porque o que você chorava, a causa que queria ate mesmo matar um líder de tanta raiva você não consegue resolver, simplesmente porque você olha para as circunstâncias, olha para o cansaço, olha para as dificuldades. Dos seiscentos que partiram para resgatar suas próprias famílias quatrocentos apenas perseveraram, duzentos simplesmente desistiram de sua família, nós muitas das vezes somos assim, nos acomodamos não tendo mais ânimo para prosseguir, para lutar, mas temos ânimo para reclamar, para julgar aqueles que mesmo com dificuldades fazem a obra. Temos ânimo ate na hora em que somos confrontados a falar, ate o momento em que se torna claro e evidente que é sua a missão de resgatar sua própria família, que deve passara a cuidar, a ganhar pessoas. Os duzentos homens que ficaram eram guerreiros do exercito de Davi, e ficaram por estarem cansado, já tinha lutado em tantas guerras por outros motivos, mas quando se tratou da sua própria família eles simplesmente desistiram não se importando se viveria ou morreria suas esposas, filhos, filhas e se ia ou não perder todos os seus pertences.
A verdade e que a igreja de hoje é uma igreja apenas nos templos, já não me empolga nem me move mais pessoas chorando, clamando, rolando no chão dizendo: “eu quero mais”, já não me empolga mais pessoas que desafiam o diabo nos culto, que iniciam a uma guerra espiritual, infelizmente é lastimável a igreja hoje. Certa vez escutei de um pastor que muito respeito e admiro um comentário muito verdadeiro, mas que doeu em mim, ele comentou assim: "muito se fala que nossa igreja esta crescendo, mas isso muito me preocupa, a igreja é como um abacate, a liderança da igreja representa o caroço do abacate, e a multidão é a polpa, o caroço é de onde vem o novo pé de abacate, mas a polpa logo, logo com o tempo se estraga, e o que cresce hoje é a polpa é assim que vejo nossa igreja hoje” não queira uma igreja com muita polpa, não seja você um a mais que compõe a polpa, seja um caroço, seja um líder, tenha a iniciativa de começar mais terminar também, não deixe os perdidos por cansaço, não desista de sua família porque estarem cansados de ir falar e não obter respostas positivas, não queira ser como os 200 guerreiros de Davi que entraram para historia como os que não se importaram com a sua família.
Ore a Deus, peça fogo, peça o fogo que vem do céu, não seja mais um cristão de templo, lembre-se que o tempo do espírito santo é você não as paredes da sua igreja. Ele é fiel e justo para perdoar seus pecados, arrependa-se e lute pela sua família.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário